1º SEMESTRE
Fundamentos Teóricos Musicais – 60H
Atualização Em Teoria Musical – 30H
História Da Música – 60H
Instrumento Pedagógico I – Flauta Doce I – 30H
Técnica Vocal E Fisiologia Da Voz – I – 30H
Coral I – 30H
Leitura E Produção De Textos – 30H
Metodologia Da Pesquisa Científica – 30H
Proj.Em Prática Como Compontente Curricular I – Canto Coral Comunitário I – 55H
2° SEMESTRE
Edição Informatizada De Partituras – 30H
Instrumento Pedagógico II – Flauta Doce II – 30H
História Da Música II – 60H
Percepção I – 60H
Técnica Vocal E Fisiologia Da Voz – II – 30H
Coral II – 30H
Organização Do Trabalho Pedagógico E Gestão Escolar – 30H
Fundamentos E Perspectivas Filosóficas Da Educação – 30H
Proj. Em Prática Como Componente Curricular II – Canto Coral Comunitário II – 55H
3° SEMESTRE
História Da Música Brasileira – 60H
Instrumento Pedagógico III – Violão I – 30H
Percepção II – 30H
Harmonia I – 30H
Fundamentos De Harmonia – 30H
Coral III – 30H
Organização E Políticas Da Educação Básica – 30H
Psicologia Da Educação – 30H
Fundamentos De Didática I – 30H
Proj. Em Prática Como Componente Curricular III – Prática Em Conjunto I – 55H
4º SEMESTRE
Metodologia Do Ensino De Música I – 60H
Instrumento Pedagógico IV – Violão II – 30H
Harmonia II – 30H
História Da Música Popular Brasileira – 30H
Coral IV – 30H
Organologia Dos Instrumentos Musicais – 30H
Fundamentos De Didática II – 30H
LIBRAS – 60H
Proj. Em Prática Como Componente Curricular IV – Prática Em Conjunto I – 55H
5º SEMESTRE
Arranjo I – 60H
Harmonia Na Música Popular – 60H
Coral V – 30H
Metodologia Do Ensino De Música II – 30H
Instrumento Pedagógico V – Teclado I – 30H
Estética E História Da Arte I – 30H
Prática Docente Na Educação Básica E BNCC I: Educação Musical Na Educação Infantil – 30H
Estudos Em Sociologia Da Educação – 30H
Proj. Em Prática Como Componente Curricular V – Prática Em Conjunto III – 55H
Estágio Supervisionado I – 100H
6° SEMESTRE
Arranjo II – 30H
Coral VI – 30H
Metodologia Do Ensino De Música III – 30H
Instrumento Pedagógico VI – Teclado II – 30H
Música E Tecnologia I – 30H
TCC I – 30H
Prática Docente Na Educação Básica E BNCC II: Educação Musical No Ensino Fundamental I – 30H
Estética E História Da Arte II – 30H
Optativa I – 30H
Políticas De Educação Ambiental E Desenvolvimento Sustentável – 30H
Proj. Em Prática Como Componente Curricular VI – Prática Em Conjunto IV – 55H
Estágio Supervisionado II – 100H
7° SEMESTRE
Instrumento Pedagógico VII – Percussão Para Educação Musical I – 30H
Música E Tecnologia II – 30H
Fundamentos De Regência I – 60H
Direitos Humanos – 30H
Prática Docente Na Educação Básica E BNCC III: Educação Musical No Ensino Fundamental II E Médio – 30H
Coral VII – 30H
Optativa II – 30
H História E Cultura Africana, Afro-Brasileira E Indígena – 30H
Arte-Educação I – 30H
TCC II – 20H
Proj. Em Prática Como Componente Curricular VII – Expressão Corporal – 55H
Estágio Supervisionado III – 100H
8º SEMESTRE
Arte-Educação II – 30H
TCC III – 30H
Educação Musical Inclusiva – 60H
Tópicos Intedisciplinares Em Música E Arte – 30H
Fundamentos De Regência II – 60H
Musicoterapia – 60H
Instrumento Pedagógico VIII – Percussão Para EM II – 30H
Coral VIII – 30H
Proj. Em Prática Como Componente Curricular VIII -Prática De Ensino De Música Na Educação Básica – 55H
Estágio Supervisionado IV – 100H
Atividades Complementares – 210H
CARGA HORÁRIA TOTAL 3500 HORAS
O curso de Graduação em Música da FADYC tem o objetivo de:
Objetivo Geral:
• Permitir a formação técnica e intelectual de um profissional que tenha autonomia para atuação em diversos contextos e espaços de ensino de música, e que ele desenvolva a capacidade de articular suas habilidades musicais, culturais, artísticas, científicas e principalmente as ferramentas pedagógicas que constituem as metodologias e técnicas de aprendizagem de música para intervenção crítica e reflexiva em seu ambiente de atuação.
Objetivos Específicos:
• Desenvolver os conhecimentos musicais dos educandos do curso de Licenciatura em Música da FADYC com profundidade técnica e teórica musical para o exercício consistente em sua atuação profissional;
• Promover a vivência e experiência interdisciplinar em sua formação, organizando o currículo do curso para a construção de múltiplos conhecimentos que são exigidos no campo da educação musical contemporânea;
• Fomentar a construção dos saberes para o ensino de música na educação básica dimensionados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
• Preparar e contextualizar o ensino de música na contemporaneidade, ou seja, refletir sobre como utilizar e operar as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas de aprendizagem musical; • Articular a vivência de diversas experiências e ensino e aprendizagem musical em espaços diversos como conservatórios, escolas livres, igrejas e terceiro setor (organizações não governamentais – ONGs, projetos de fomento etc.).
O curso de Licenciatura em Música da FADYC, tem como finalidade a melhoria da qualidade do ensino de música na educação básica como em outros espaços acima citados (escolas livres, conservatórios, bandas, orquestras, ONGs, igrejas etc.).
Assim, seu corpo discente está apto a receber músicos (experientes ou em formação inicial) que buscam uma formação em nível superior e querem se aprofundar nos conhecimentos técnicos desta arte bem como o público interessado que tenha aptidão para música. O curso também atende aqueles que querem aprender a arte musical como forma de crescimento à sua sensibilidade estética e artística.
RG
CPF
Certidão de nascimento ou casamento
Diploma e Histórico do Ensino Médio
Comprovante de residência
Contrato assinado
*Documentos podem ser enviados ou solicitados no decorrer do curso.
R$530,00 para pagamentos até dia 10 de cada mês.
R$699,00 para pagamentos ápos o dia 10 de cada mês
AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Material didático on-line gratuito.
O licenciado em música é o profissional que, em sua formação, obtém a capacidade de articular e refletir sobre conhecimentos musicais, teóricos e práticos e sua integração ao processo de ensino tanto no contexto da educação básica, como em outras formas de espaços que envolvem o ensino de música. O profissional licenciado em música tem como campo de atuação: educação básica, escolas livres de música, conservatórios, igrejas, bandas, orquestras e empresas do terceiro setor (Organização não governamentais ONGs) O profissional ainda pode atuar em campos diversos como estúdios de gravação, orquestras, editoras musicais e setor públicos de gestão cultural. Baixe o PDF e saiba mais.
PPC CONSULTE A BIBLIOTECA